Você é daqueles que vivem sonhando em tirar uma semana para viajar, fazer nada ou realizar alguma coisa diferente, mas apaga o pensamento porque lembra que tem entregas, equipe, decisões, enfim, muitas amarras que o prendem no trabalho?
Você já se sentiu sobrecarregado por fazer tudo sozinho, mesmo estando cercado de uma equipe competente? Já pensou que, talvez sem perceber, você esteja centralizando decisões, tarefas e responsabilidades?
A centralização é um comportamento comum e muitas vezes inconsciente entre líderes e gestores de qualquer área e isso inclui donos de empresas também.
Mas isso pode ser um dos grandes obstáculos para o crescimento das pessoas, a fluidez dos processos e o sucesso da organização como um todo.
Sinais de que Você pode estar centralizando:
Pode haver uma intenção positiva (e na maioria das vezes é mesmo)
Muitos líderes centralizam porque têm boas intenções: querem garantir a qualidade, proteger a equipe de erros, atender prazos. Mas ao fazer isso, retiram das pessoas a oportunidade de aprender, errar, crescer e assumir protagonismo.
Como diz Daniel Goleman, no livro Inteligência Emocional na Liderança, “a confiança é um dos maiores impulsionadores do desempenho. Quando os líderes não confiam, bloqueiam o talento.” (2002)
Impactos da centralização:
Mas tem jeito?
Sim, e começar com o exercício da Autoavaliação pode ajudar muito como primeiro passo
A centralização só começa a ser resolvida quando é reconhecida.
Vale a pena refletir:
Liderar não é controlar tudo, é criar condições para que o melhor das pessoas apareça.
Dicas para amenizar o cenário da centralização:
O verdadeiro líder não é o que faz tudo, mas aquele que constrói um time que faz — e faz bem.
Se você se identificou com esse texto, que tal começar a mudança agora? Olhar para dentro não só gera mais confiança, mas faz com que você repagine, ressignifique e tenha a certeza de que todos podem mudar e PARA MELHOR !!!!
*** Continue acompanhando o Blog da RHTEC para mais reflexões, práticas e ferramentas de RH e liderança!
Queremos saber: você já viveu uma situação de centralização que te fez repensar sua liderança? Conta pra gente nos comentários ou compartilhe este texto com quem precisa ler isso hoje.
Por: Roseana Romualdo
Você já se sentiu sobrecarregado por fazer tudo sozinho, mesmo estando cercado de uma equipe competente? Já pensou que, talvez sem perceber, você esteja centralizando decisões, tarefas e responsabilidades?
A centralização é um comportamento comum e muitas vezes inconsciente entre líderes e gestores de qualquer área e isso inclui donos de empresas também.
Mas isso pode ser um dos grandes obstáculos para o crescimento das pessoas, a fluidez dos processos e o sucesso da organização como um todo.
Sinais de que Você pode estar centralizando:
- Dificuldade em delegar tarefas e confiar no processo;
- Revisa tudo que sai da equipe, mesmo tarefas simples;
- Não envolve outras pessoas nas decisões;
- Sente que “se não for você, não sai direito”;
- Está sempre sobrecarregado;
- Tem uma dificuldade enorme no momento de contratar novos profissionais para o time, porque está entre trazer alguém muito bom ou trazer alguém “suficiente” (deu prá entender, né?!);
- Tem sempre discurso para tudo e prefere começar a falar, se antecipar e depois fazer um esforço para ouvir as outras pessoas.
Pode haver uma intenção positiva (e na maioria das vezes é mesmo)
Muitos líderes centralizam porque têm boas intenções: querem garantir a qualidade, proteger a equipe de erros, atender prazos. Mas ao fazer isso, retiram das pessoas a oportunidade de aprender, errar, crescer e assumir protagonismo.
Como diz Daniel Goleman, no livro Inteligência Emocional na Liderança, “a confiança é um dos maiores impulsionadores do desempenho. Quando os líderes não confiam, bloqueiam o talento.” (2002)
Impactos da centralização:
- Desmotiva colaboradores e alimenta aqueles que insistem em se manter na zona de conforto;
- Desacelera processos e decisões;
- Prejudica a inovação e o senso de responsabilidade da equipe;
- Sobrecarrega o gestor e afasta do foco estratégico;
- Desgasta a saúde mental, não só do gestor, mas da equipe também.
Mas tem jeito?
Sim, e começar com o exercício da Autoavaliação pode ajudar muito como primeiro passo
A centralização só começa a ser resolvida quando é reconhecida.
Vale a pena refletir:
- O que eu não delego — e por quê?
- Tenho priorizado o desenvolvimento de minha equipe?
- Confio verdadeiramente nas pessoas com quem trabalho?
- Estou permitindo que outros assumam responsabilidades importantes?
Liderar não é controlar tudo, é criar condições para que o melhor das pessoas apareça.
Dicas para amenizar o cenário da centralização:
- Mapeie tudo o que hoje está centralizado em você;
- Desenvolva sua equipe por meio de treinamentos, mentorias e acompanhamento real;
- Delegue com contexto — não só tarefas, mas o “porquê” delas;
- Celebre as entregas mesmo quando o processo for diferente do seu;
- Peça feedback: será que sua equipe sente que você dá espaço suficiente?
O verdadeiro líder não é o que faz tudo, mas aquele que constrói um time que faz — e faz bem.
Se você se identificou com esse texto, que tal começar a mudança agora? Olhar para dentro não só gera mais confiança, mas faz com que você repagine, ressignifique e tenha a certeza de que todos podem mudar e PARA MELHOR !!!!
*** Continue acompanhando o Blog da RHTEC para mais reflexões, práticas e ferramentas de RH e liderança!
Queremos saber: você já viveu uma situação de centralização que te fez repensar sua liderança? Conta pra gente nos comentários ou compartilhe este texto com quem precisa ler isso hoje.
Por: Roseana Romualdo